Tempo de leitura: 1 minuto
Três casos suspeitos de coronavírus foram notificados na sexta-feira (28/02) em Mato Grosso, fato que coloca a população em alerta e também traz muitas dúvidas, que viemos aqui esclarecer:
Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais, em grau leve e moderado que são semelhantes a um resfriado comum.
No final de 2019, foi descoberto um novo agente do coronavírus, após casos registrados na China, que provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os registros mostram que este mesmo vírus entrou no Brasil no mês de fevereiro e as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde.
A população pode fazer a sua parte através de medidas preventivas, por se tratar de um vírus que se transmite por meio de contato próximo de pessoa para pessoa.
Sendo assim,
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Estas são medidas simples e muito importantes que podem ser tomadas. Além disso, em caso de suspeita e aparecimento dos sintomas como: tosse, febre alta, dificuldade para respirar, congestionamento nasal, dores de garganta, o indicado é consultar um médico e procurar um laboratório para fazer exame.